Nagro-Logo-2Nagro-Logo-RodapeNagro-Logo-2Nagro-Logo-2
  • HOME
  • LINHAS DE CRÉDITO
  • AGRISK
  • BLOG
    • LIVES
    • POSTS
    • MATERIAIS
    • EDUCANAGRO
  • INSTITUCIONAL
    • IMPRENSA
    • VAGAS
    • CONTATO
Publicado por Felipe Santos

 

Data do post: 10 de junho de 2022

Categorias do post: Agricultura Familiar, Agronegócio, Blog, Crédito Rural, Dicas Produtividade

Temas do post: aves, Aves no Paraná, avicultor, avicultura, avicultura no Paraná, Crédito Rural, financiamento para granja, granja de aves, Granja no Paraná, Nagro Crédito Agro

Grande de aves de sucesso no paraná

Guia completo para ter uma granja de aves de sucesso no Paraná

O Paraná é o estado com maior concentração de granja de aves do país. Assim, o Estado é historicamente o maior produtor de frango de corte e também se destaca na produção de ovos.

Contudo, por ser uma área com tanta representatividade, a concorrência é alta. Por isso, tomar boas decisões e ter o controle sobre a produção é fundamental para se destacar. Então, se você é um produtor do Paraná, leia a seguir o Guia Completo para ter uma granja de aves de sucesso no seu estado:

O que é avicultura?

De antemão, a avicultura é a criação de aves para a produção de alimentos, principalmente carne e ovos. Nesse sentido, uma granja de aves geralmente é de frango, mas, também se estende a perus, patos, gansos, codornas e avestruzes. 

Igualmente, esta atividade é dividida em áreas, sendo as principais a avicultura de corte e postura. Por que há essa divisão? Existem animais com “dupla aptidão”, ou seja, o mesmo animal pode ser destinado tanto para a produção de ovos quanto para a de carne. Explicamos a seguir a diferença entre cada área:

Avicultura de corte

Destinada à criação de aves até que atinja o seu peso de abate. Posteriormente, a carne é processada e comercializada.

Atualmente essa é uma das atividades mais organizadas e desenvolvidas tecnologicamente na agropecuária. O Paraná é o maior produtor de carne de frango do Brasil e exporta milhões de toneladas anualmente para diversos países.

Além disso, em granja de aves de corte é comum que o abate ocorra em cerca de 40 dias.

Avicultura de postura

Já a Avicultura de postura é a atividade de criação de aves para a obtenção de ovos, onde as aves são conhecidas como poedeiras. Deste modo, a produção de ovos serve para duas coisas: consumo ou a reprodução.

Qual a importância da avicultura para o Estado do Paraná?

Finalmente, entraremos no assunto que mais chamou a sua atenção, vamos falar sobre as granjas de aves no Paraná.

Primeiramente, é importante que você saiba que esse Estado é o maior destaque na produção de carne de frango. Igualmente, diversas cidades do Estado estão no ranking das que mais produzem ovos no Brasil.

Portanto, o Paraná é uma potência na avicultura. Olha só os resultados do Estado nos últimos anos, segundo o Sindiavipar:

Produção de Frango

(fonte: Sindiavipar)

Mercado avícola no Paraná

(fonte: Sindiavipar)

Abate de Frango no Paraná

(fonte: Sindiavipar)

Valor Bruto de Produção

(fonte: Sindiavipar)

Sistemas de criação para granja de aves

O modo em que as aves são criadas afeta diretamente na produtividade. Afinal, dependendo do sistema de criação escolhido, o estresse sofrido pelos animais pode ser maior, requerendo atenção redobrada.

Portanto, para ter uma granja de aves de sucesso é necessário escolher um sistema de criação efetivo, que se adéque as condições físicas, climáticas e ambientais da propriedade rural.

Para te ajudar com isso, o Sistema Sepror fez um vídeo completo falando sobre os sistemas de criação para granja de aves de corte e de postura, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=fQHPjEvzBSo

Dicas de manejo para uma granja de aves de sucesso no Paraná

Uma das principais vantagens da criação de galinhas é o seu baixo investimento, em comparação com outras atividades rurais. Assim, a rentabilidade do avicultor é maior, dado que seus custos são moderados em relação ao mercado.

Contudo, para otimizar a rentabilidade é preciso fazer um bom manejo da granja de aves, focando nos pilares a seguir:

Escolha da raça

Atualmente, existem cerca de 120 raças de galinhas. Porém, as galinhas caipira e de granja merecem destaque.

Crie as galinhas caipiras soltas nos piquetes para estimular o seu comportamento natural. Já as galinhas de granja, crie em galpões de granjas, submetidas a maior controle tanto alimentar como sanitário.

Mas, quais as raças mais comuns:

  • Raças de galinha caipira comuns no Paraná: sem raça definida e Carijó;
  • Paraná – Raças de galinha de granja: Gigante Negra de Jersey, amplamente utilizada no cruzamento com a Rhode Island Red (produção de ovos), a Embrapa 041 (abate) e a Embrapa 051 (abate e produção de ovos).

Estrutura ideal para granja de aves

Primordialmente, os galpões ou galinheiros com cobertura são as estruturas ideais para abrigar os animais. Assim, recomendam-se as seguintes características para cada estrutura:

  • Galinheiros: devem ser cercados e equipados com cortinas para proteger as aves de adversidades climáticas. Igualmente, requer disponibilização de comedouros, bebedouros, ninhos e poleiros para as aves. Já o piso da estrutura precisa ser coberto com serragem (cama do aviário) para garantir o conforto e bem-estar das aves.

Além disso, disponibilize uma área ao ar livre e cercada. Ou seja, reserve um piquete, com 3,0 m² por ave (no mínimo) próximo ao galinheiro.

  • Galpões: devido à complexidade e as normas regulativas da atividade da avicultura, existem diversos critérios para a instalação de um galpão de granja de aves.

Sendo assim, se você quer entender como deve ser a estrutura do galpão, acesse esse guia feito pela Ergomix com todas as características necessárias.

Manejo sanitário

Faça a limpeza e desinfecção dos equipamentos e das instalações do aviário rotineiramente. Para isso, remova e substitua a cama do aviário. Também, faça a limpeza do piso com água e sabão neutro, além de passar por desinfecção.

Além disso, é extremamente importante para a saúde dos animais a limpeza dos comedouros e bebedouros. Por último, faça o descarte dos restos de alimento e troque a água.

Controle de doenças

Você sabia que algumas doenças são mais recorrentes em galinhas? São elas:

  1. Bouba Aviária;

  2. Gumboro;

  3. Doença de Newcastle;

  4. Bronquite Infecciosa.

Assim, para evitar enfermidades e manter a saúde das aves em dia, vacine sempre os animais. Além disso, é fundamental um bom programa de controle de ecto e endoparasitas. Igualmente, a cada troca de lotes deve ser faça o vazio sanitário dos galpões.

Por fim, o ideal para manter as aves livres de doenças é seguir as recomendações do PNSA (Plano Nacional de Sanidade Avícola). Portanto, confira tudo sobre o programa e como colocá-lo em prática clicando AQUI.

Manejo alimentar

A princípio, o desenvolvimento das aves é melhor e mais produtivo quando elas recebem uma alimentação nutritiva. As galinhas caipiras devem pastar nos piquetes para terem uma alimentação natural, como capim, minhoca e insetos. Além disso, ofereça milho como alimento duas vezes ao dia.

Já as galinhas de granja devem receber rações balanceadas conforme a fase de desenvolvimento.

Caminhos para adequar os processos de produção de aves

Primeiramente, antes de abrir uma granja regulamentada é fundamental que o produtor esteja enquadrado nas diretrizes que as normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recomendam.

Assim, após cumprir uma série de requisitos, é concedido um registro abertura da granja. Nesse sentido, para uma granja avícola, as instruções normativas do MAPA — nºs 56 e 59 — precisam ser atendidas primeiro para regular a produção de aves no Brasil. Ou seja, sem elas, não é permitido produzir ovos, por exemplo.

Como se adequar aos nichos de mercado

O produtor que busca um determinado tipo de nicho de produção (por exemplo, orgânico), quando produção de ovos livres de gaiolas que ocorre no mercado, precisa se adequar às normas do organismo certificador. Dado que, as certificadoras asseguram o cumprimento de todos os requisitos exigidos para tais criações. Igualmente, conferem aos produtores um selo de garantia da “diferenciação” da sua produção.

As certificadoras mais relevantes para o avicultor do Paraná são a World Quality Service (WQS), Certified Humane, Orgânicos do Brasil, entre outras. Contudo, é primordial que em todas as fases seja lembrado da importância do zootecnista e do médico veterinário.

Porém, tanto no processo de certificação quanto na adequação do processo de produção avícola brasileiro, são encontrados erros prejudiciais aos resultados da granja e da produção.

Afinal, quais são os principais erros da avicultura no Paraná?

Primordialmente, os principais erros na produção avícola estão relacionados à má gestão do índice zootécnico. Mas, esses não são os únicos fatores que afetam negativamente a produtividade. Atualmente, há outras questões que podem até comprometer a produção, sendo:

  • Pouca atenção à biossegurança;
  • Treinamento de equipe ineficiente;
  • Falha na gestão do Índice zootécnico;
  • Baixo controle de qualidade de matérias-primas e processos.

Quais erros devo evitar na granja de aves e na avicultura?

  1. Prestar pouca atenção à biossegurança;

  2. Treinamento de equipe ineficiente;

  3. Falha na gestão do Índice zootécnico;

  4. Baixo controle de qualidade de matérias-primas e processos.

Portanto, para corrigir esses possíveis erros e garantir uma atuação mais eficiente na avicultura, especialize e estude sobre o tema. Você encontra cursos gratuitos nos seguintes locais:

  • Embrapa
  • Senar
  • Sebrae
Onde encontrar cursos grátis para avicultura?

Existem diversas opções, mas os mais recomendados são os da: Embrapa, Senar e Sebrae

Crédito Rural para fomentar a avicultura no Paraná

Avicultor aí do Paraná, ter crédito rural para investir na sua granja certamente aumentaria a sua produção, correto?

A princípio, conseguir valores para investir na criação de aves poedeiras ou para corte parece ser algo difícil demais. Porém, já existem soluções simples, rápidas e descomplicadas para o produtor que deseja custear ou investir na avicultura.

Pensando em facilitar a sua vida, a Nagro te dá duas possibilidades de crédito, sendo elas:

☑️ Crédito produtor: recurso livre de até 150 mil reais* liberados em até 24 horas. Fácil, rápido, 100% digital, sem projeto técnico, sem papelada, 100% seguro e sem pagamento antecipado.

☑️ Giro Agro: ideal para custear as atividades de produção. O produtor rural consegue até 750 mil* reais sem sair da fazenda e com taxas acessíveis.

Se interessou? SOLICITE JÁ SEM COMPROMISSO CLICANDO AQUI.

Compartilhar
Felipe Santos
Felipe Santos

Newsletter

Participe de conteúdos exclusivos na Newsletter para Produtores Rurais

Materiais Gratuitos

Posts recentes

  • Plano safra suspenso: o impacto no agronegócio e as alternativas para o produtor rural
  • Safrinha: Como evitar riscos e se planejar financeiramente
  • Guia Essencial de Defensivos Agrícolas no Brasil
  • Guia de Defensivos Agrícolas Seguros e Eficazes
  • Defensivos Agrícolas: Práticas Seguras no Cultivo
Nagro-Logo-Rodape

    NOSSA MARCA TEM O SUPORTE DAS MAIS RESPEITADAS DO MERCADO:

logo-parceiros-rodape
Nagro-Logo-Rodape

    NOSSA MARCA TEM O SUPORTE DAS MAIS RESPEITADAS DO MERCADO:

logo-parceiros-rodape
Politica de Privacidade Contato Perguntas Frequentes

A Nagro não exige depósito antecipado, ou qualquer outro tipo de pagamento para concessão de empréstimos. A Nagro Crédito Agro LTDA e a Nagro Securitizadora de Direitos Creditorios do Agronegocios não são um banco ou uma instituição financeira, e atuam como correspondentes bancário, nos termos do artigo 2º da Resolução CMN nº 3.954, de 25 de fevereiro de 2011, para a Socinal S.A. – Crédito, Financiamento e Investimentos, e a FIDÚCIA SCMEPP LTDA, financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil a emprestar recursos no âmbito do Sistema Financeiro Nacional. A Nagro é agente originador do fundo NAGRO GHIA FUNDO DE INVESTIMENTO NAS CADEIAS PRODUTIVAS AGROINDUSTRIAIS - DIREITOS CREDITORIOS, com CNPJ 42.133.756/0001-59 e do fundo Nagro Oikos Fundo de Investimento nas Cadeis Produtivas Agroindustriais - Direiros Creditórios, com CNPJ 48.946.335/0001-23. Prazo de pagamento: de 1 a 24 meses. Custo Efetivo Total (CET): De 1,9748% a.m. (26,4483% a.a.) a 6,60% a.m. (115,32% a.a.). Condições podem variar conforme análise de crédito.

A NAGRO NÃO COBRA, NEM PEDE O PAGAMENTO OU DEPÓSITO DE QUALQUER VALOR ANTECIPADAMENTE! CASO ISSO OCORRA, FAVOR NOS COMUNICAR ATRAVÉS DO EMAIL CONTATO@NAGRO.COM.BR

© 2023 Nagro - Todos os Direitos Reservados.