Data do post:
Categorias do post: Agricultura Familiar, Agronegócio, Blog, Crédito Agricultura Familiar, Crédito Rural, Dicas Produtividade
Temas do post: Crédito Para Produtor Rural, Crédito Rural Nagro, Entressafa, financiamento rural, Nagro Crédito Agro, Safra e Safrinha, Safra milho, Safra Soja, Safrinha Milho
Já ouviu os termos “safra” e “safrinha”. Mas, entender o que essas palavras significam no contexto das culturas do agronegócio é mais complexo.
Primordialmente, associamos essas palavras às culturas anuais, referindo-se tanto à época de plantio quanto à expectativa de produção.
Sendo assim, se você quer saber as principais diferenças entre essas duas épocas de cultivo e também como extrair o máximo potencial de sua lavoura. Vem com a #Nagro!
A princípio, por serem palavras tão parecidas, há uma confusão na hora de diferenciar a Safra, safrinha e a entressafra. Mas, a gente te dá aquela mãozinha e explica tudo aqui.
Bem como, você já deve saber que esses termos estão associados às culturas anuais, em especial a dupla queridinha soja-milho em plantio direto. Então, quando você ver as palavras safra e safrinha, saiba que estão falando das épocas do ano agrícola em que será feito o plantio das culturas. Igualmente, os termos referem-se à produtividade esperada.
Contudo, há diferenças, viu? Na safra, o plantio é feito quando as chuvas voltam, costumando ocorrer de outubro a dezembro, como no caso do milho. Nessa época, as condições climáticas como a temperatura, luminosidade e umidade são melhores para o desenvolvimento das culturas.
Devido à força e participação no agronegócio nacional, é comum associarmos a safra e safrinha à soja e milho. Entretanto, para outras culturas, as nomenclaturas podem ser diferentes. Por exemplo, no feijão, temos até uma terceira safra; e nas culturas adaptadas a condições mais frias, temos o chamado cultivo de inverno.
Assim, geralmente o produtor investe mais na safra, afinal, o potencial produtivo e de retorno financeiro nesse período é maior. Em seguida, vem a safrinha, realizada após a safra. Nomeada assim, pois, a produtividade costumava ser menor, devido a condições sub-ótimas de luminosidade, além dos riscos de veranico, por exemplo.
Atualmente, pelo aumento de área e produtividade do milho safrinha, por exemplo, já podemos chamar a safrinha de 2ª safra. Afinal, a produção nesse período se tornou maior que a safra.
A entressafra é o intervalo entre o fim da colheita da(s) principal(is) culturas e o início da próxima colheita. Logo, aproveite esse período para colocar a fazenda em ordem e também se preparar para a próxima safra.
Em suma, a safra é a primeira safra; safrinha, a segunda. Já a entressafra fica entre o fim do último cultivo (da segunda safra, por exemplo) e o início da próxima safra.
Faz tempo que o milho safrinha deixou de ser coadjuvante no cenário nacional. Afinal, a produtividade média da safrinha hoje é semelhante à da safra, porém a produção e a área plantada são bem maiores.
Só para você ter noção, tanto a produção de milho safrinha quanto a área plantada equivalem ao dobro do que se tem na safra. Veja a imagem abaixo e entenda:
Nesse sentido, há a preferência pela soja na safra principal devido às condições de mercado, por exemplo. Porém, onde é possível o cultivo, faz-se milho na safrinha.
Além disso, os estádios fenológicos são os mesmos do milho plantado na safra. Entretanto, acontece dos estádios durarem mais tempo. Isso ocorre, pois, em virtude da luminosidade que não é a mais adequada e ao menor acúmulo de graus dia, o ciclo do milho é maior na safrinha.
Sobretudo, o plantio do milho safrinha acontece entre janeiro e abril para as maiores regiões produtoras. Porém, isso pode variar um pouco para cada região, afinal nosso Brasil é um país continental. Mas, para você entender na prática quais são as janelas de plantio, confira o calendário da Conab:
Então, agora entramos em um assunto digamos, polêmico. É interessante cultivar a soja na safrinha, principalmente quando o mercado da soja está aquecido e o preço do milho está baixo. Mas, como nem tudo são flores, atente-se, pois existem mais contras que prós nesse caso.
Entenda os motivos:
Por outro lado, a soja safrinha é considerada uma atividade de alto risco pelo fato de não termos informações sólidas sobre população de plantas, pragas e adubação da cultura nessa época.
Portanto, soja safrinha é ainda um cultivo arriscado que precisa de mais informações e análises para se mostrar uma boa opção.
Primordialmente, se você deseja ter sucesso nas atividades que realiza em sua fazenda, faça um bom planejamento.
Nós sabemos que cada cultura tem um ciclo e em determinados casos você pode plantá-las na safra e na safrinha. Por isso é tão necessário ter uma organização de processos.
Logo, quando abordamos os sistemas de produção, a escolha da cultura para a safra determina ou limita as opções para safrinha, principalmente por questões fitossanitárias, do cronograma e da janela de cultivo.
Veja na imagem abaixo os exemplos dos ciclos das culturas e das épocas de plantio e colheita.
Fonte: Heringer
Quer uma dica excelente? Use o período da entressafra para realizar o planejamento da próxima safra. Assim, você terá um período “mais tranquilo” na fazenda. Ou seja, pode usar essa janela de tempo de maneira proveitosa para planejamento e manutenção do maquinário, por exemplo.
Mas, como fazer esse planejamento? Leia o artigo: Calendário agrícola: planeje as atividades de modo estratégico. Montando um calendário agrícola você consegue organizar suas informações e deixá-las mais fácil de visualizar.
Você viu acima que os termos safra e safrinha são relacionados a épocas de cultivo de culturas anuais no ano agrícola. Logo, de modo geral e em anos normais, a safra significa condições mais propícias para a cultura e maiores produtividades.
Por outro lado, a safrinha apresenta condições marginais de cultivo, contendo limitações que se traduzem em menores produtividades ou produção total.
Contudo, vimos que nem sempre é assim. No caso da cultura mais associada à safrinha, o milho, é nítida a importância dessa época de plantio para a agricultura nacional, porém, tome cuidado para a soja.
Por isso, preste atenção a esses detalhes na hora de planejar seu plantio, pois assim você coloca na balança os riscos de cultivar determinada cultura na safra ou na safrinha.
Igualmente, um bom planejamento é fundamental para ter um plantio e condução de lavoura bem-feitos.
1 Comments
[…] Sendo assim, indicamos que você leia o artigo: Safra e Safrinha: diferenças e dicas para o produtor prestar atenção […]